Época mais fria do ano, o inverno faz com que muitas pessoas mudem bastante seus hábitos durante esse período gelado. Dar preferência por caldos e sopas quentes, dormir aquelas horinhas a mais e, principalmente, aumentar a temperatura do chuveiro são as principais mudanças para driblar o frio. Mas você sabia que, apesar de soar muito prazeroso e relaxante tomar banho com a água literalmente pelando, esse hábito pode prejudicar consideravelmente sua saúde capilar? Pois é: a alta temperatura da água sensibiliza o couro cabeludo e a haste capilar, tornando esse costume um grande problema para a força e beleza de seus cabelos.
+ Skincare vegano — conheça nossos produtos
O problema com a água quente ocorre, pois ela retira o balanceamento natural das glândulas sebáceas pertencentes ao couro cabeludo, obrigando a pele a produzir muito mais oleosidade para se proteger das altas temperaturas. Ou seja, uma verdadeira falha na redistribuição do óleo que produzimos de forma natural, fazendo com que o couro cabeludo fique ainda mais oleoso. Outro fator que torna a água quente prejudicial ao cabelo é que o calor abre as cutículas dos fios da haste capilar, provocando perda de nutrientes e, como consequência disso, deixando os fios ressecados, opacos e quebradiços.
+ Alimentos veganos que vão ajudar sua pele
De acordo com os dermatologistas e profissionais da tricologia (área que estuda a saúde capilar), o ideal é lavar os cabelos com água morna a fria, em temperaturas que não agridam os fios e o couro cabeludo e de forma que a lavagem não interfira na produção de oleosidade na região. A dica, principalmente para os dias mais frios, é começar o banho com água quente (sem encostar nos cabelos) e ir diminuindo a temperatura aos poucos, até que ela fique ideal para lavar os fios e o couro cabeludo sem danificá-los.
+ Confira 5 motivos para começar a usar produtos em barra
Danos que a água quente pode causar aos cabelos
Ressecamento e perda de brilho: como citado acima, a água quente faz com que as cutículas capilares se abram, o que deixa os cabelos ressecados e sem brilho. Por isso, o ideal é evitar a água quente e mantê-los sempre hidratados.
Caspa e dermatite seborreica: ao retirar a oleosidade natural do cabelo, a água quente faz com que as glândulas sebáceas produzam mais sebo, dando origem a problemas como a caspa e dermatite seborreica.
Aumento da queda: o desequilíbrio na oleosidade também faz com que os fios percam força, acentuando a queda capilar em certos indivíduos, principalmente em casos que já apresentam sinais de perda dos fios.
Desbotamento e perda da coloração: além de tirar o brilho dos cabelos, como dito anteriormente, a água quente também acelera o desbotamento da tintura e da tonalidade para quem utiliza coloração nos fios.
Perda na definição dos cachos: a perda de nutrientes causada pela água quente faz com que cabelos crespos e cacheados percam a definição, já que a hidratação é fundamental para que os cachos permaneçam bem definidos por mais tempo.
+ The Green Concept e sua história
The Green Concept – cosméticos 100% veganos e naturais
A The Green Concept é uma marca que oferece produtos livres de crueldade animal e feitos com o menor impacto possível à natureza, unindo corpo, mente e natureza em cada criação. São cremes, tônicos, sabonetes, máscaras, desodorantes, séruns, óleos e muitos outros itens para você incluir mais sustentabilidade e respeito ao meio ambiente em sua rotina de autocuidado e beleza. Quer descobrir tudo sobre nossa linha completa de cosméticos e se reconectar com a natureza? Clique aqui, acesse nossa loja virtual e conheça mais sobre os produtos veganos da The Green Concept, a escolha ecológica e sustentável que você precisa fazer.